Site Uberlândia Press

Notícias e Artigos de Uberlândia

Outras Notícias

Tempo seco e automedicação pode ser prejudicial à saúde dos olhos

É nesse clima com baixa umidade do ar, frio, ventos e poeiras que as pessoas acabam se tornando mais suscetíveis a doenças oculares. Isso porque, nesse tempo, há uma maior concentração de poluentes no ar, fazendo com que os nossos olhos fiquem menos lubrificados e propiciando o aparecimento de doenças como a síndrome do olho seco, conjuntivite e as alergias oculares.

Para prevenir a proliferação dessas doenças é importante hidratar bem os olhos e ficar atento para possíveis sintomas como coceira, qualquer tipo de irritação ou olho vermelho. “O ato de coçar os olhos pode gerar traumas oculares que possibilitam a proliferação de bactérias e vírus e que podem desencadear as conjuntivites e as úlceras de córneas, levando até à cegueira”, afirma Dr. Hélder Rocha, oftalmologista do HOlhos de Uberlândia.

Com o desencadeamento dessas doenças, é muito comum as pessoas receberem indicações de colegas e não do médico especialista. Esse tipo de recomendação é muito perigosa. Mesmo que você ache que a escolha de um colírio seja simples, a automedicação não é recomendada, pois além de não resolver o problema pode acabar agravando o quadro clínico.

Existem vários tipos de colírios, e cada um é indicado para um tipo de problema. “É que alguns colírios são à base de corticoide e se usados em um longo período podem desencadear a catarata e o glaucoma, que ambos podem levar a cegueira”, ressalta o oftalmologista.

Sendo assim, o especialista sugere algumas dicas, como usar os colírios lubrificantes, que ajudam a manter os olhos com a hidratação adequada. “Também é recomendado piscar mais os olhos quando estiver na frente de telas e protege-los de locais que tenham vento e poeira. Manter hábitos saudáveis com uma boa dieta, evitando o consumo excessivo de álcool, que provoca desidratação. Outra dica é evitar o cigarro, que pode provocar alergias e atrapalhar a lubrificação”, finaliza Hélder. É fundamental que o paciente não se automedique e que procure um oftalmologista a qualquer sinal de irritação ocular.

Sobre o Dr. Hélder Silveira Rocha

O Dr. Hélder Rocha é graduado pela Universidade Estadual de Montes Claros, com residência em oftalmologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além disso, possui título de especialista em oftalmologia pelo Ministério da Educação (MEC) e em Retina e Vítreo pela UFU.

Sobre o HOlhos

O Hospital de Olhos, HOlhos, atua em Uberlândia há 10 anos com toda estrutura necessária para atender as necessidades dos paciente. Com estrutura física própria, o HOlhos é um centro de referência no tratamento de doenças da córnea, miopia, hipermetropia, astigmatismo, retina e vítreo, estrabismo, glaucoma e catarata. O Hospital conta com um espaço equipado com tecnologia de ponta e com profissionais que são referência quando o assunto é oftalmologia.

Assessoria

x