Site Uberlândia Press

Notícias e Artigos de Uberlândia

Outras Notícias

Cuidado com as hepatites virais pode prevenir câncer de fígado

Acompanhamento médico garante diagnóstico precoce e resultado mais eficiente em relação ao tratamento

São Paulo, 26 de julho de 2019 – Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus das hepatites B e C e 1,4 milhão de pessoas com o vírus da hepatite A no mundo. No Brasil, a previsão é de surjam 40 mil novos casos em 2020, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Se não diagnosticada precocemente, a doença pode evoluir e causar ainda mais danos à saúde.

“Se não tratadas corretamente, as infecções crônicas causadas pelas hepatites virais B e C podem causar outras complicações no fígado, aumentando o risco de desenvolvimento de câncer hepático”, explica Vincenzo Pugliese, oncologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e especialista em tumores do aparelho digestivo. “Prevenção e acompanhamento médico periódico são essenciais porque as hepatites crônicas geralmente não apresentam sintomas e, quando surgem, a doença pode se encontrar já em fase avançada e sem possibilidade de cura”, complementa Vincenzo.

O diagnóstico precoce da hepatite é fundamental para evitar a transmissão e a progressão da doença. As principais medidas para prevenção são o uso de preservativo nas relações sexuais; a esterilização de instrumentos de manicure, pedicure, estúdios de tatuagem e de piercings; e o não compartilhamento de lâminas de barbear ou de depilar, agulhas e seringas. Há também as vacinas contra as hepatites A e B, que são obrigatórias e fazem parte do calendário nacional de vacinação. Infelizmente, ainda não existe vacina para a hepatite C, um dos principais fatores para o desenvolvimento de cirrose hepática e de câncer de fígado.

Fragmentando as hepatites
As hepatites se distinguem entre si em relação ao material genético dos vírus, formas de transmissão e tendência para desenvolver doença crônica.

Hepatite A: o vírus é transmitido pela ingestão de água e alimentos contaminados com coliformes fecais. O período de incubação do vírus é de 15 a 45 dias.

Hepatite B: é transmitida por meio de fluidos corporais, objetos contaminados, transfusão sanguínea ou de hemoderivados, por relações sexuais sem uso de preservativo e de mãe para filho, principalmente durante o parto. O período de incubação do vírus é de 8 a 10 semanas.

Hepatite C: é transmitida por via parenteral, quando há o contato com o sangue, e por meio de outros fluidos corporais, objetos contaminados ou transfusão de sangue ou hemoderivados. O período de incubação é de 4 a 6 semanas.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

x