Site Uberlândia Press

Notícias e Artigos de Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Montagem da subestação de energia do Sistema Capim Branco tem início

Estrutura vai alimentar motobombas da captação de água e dispositivos da Estação de Tratamento de Água

Uma nova etapa do Sistema de Água Potável Capim Branco já começou: está em construção a subestação elétrica de alta tensão para alimentar as motobombas da captação de água bruta e os dispositivos da Estação de Tratamento de Água (ETA). O conjunto vai receber uma tensão de 138 kV (quilovolts) e transformar em 13,8 kV, devendo entrar em funcionamento junto com a operação da ETA, uma vez que a ligação da rede de fornecimento de energia elétrica é uma das últimas etapas do sistema produtor de água.

No local, já foram instalados os pórticos da subestação, que funcionam como um suporte para os cabos de alta tensão da rede elétrica. A estrutura conta com diversos equipamentos, tais como chaves seccionadoras, disjuntores, para-raios, postes, sala elétrica, sistema de proteção e dois transformadores com potência de 20.000 kVA (quilovoltampere). Esses transformadores chegaram à Estação em setembro de 2018.

“A montagem dos equipamentos está em estágio avançado. Já foram instalados os transformadores, os pórticos e agora estão sendo montados os dispositivos menores. Este conjunto elétrico é responsável por alimentar todo o sistema da captação e também o tratamento de água”, destacou o diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Paulo Sérgio Ferreira.

Capim Branco

O sistema Capim Branco, localizado na região da Tenda do Moreno, começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão. As obras seguem em estágio avançado com a parte civil praticamente concluída.

O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega é em 2020, é estimado em aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos. Ao todo trabalham na obra cerca de 330 pessoas, entre empregos diretos e indiretos.

Na primeira etapa, a produção de água será de 2 mil litros por segundo. Assim, todo o sistema de produção de água em Uberlândia terá capacidade para atender 1,5 milhão de habitantes

x