Site Uberlândia Press

Notícias e Artigos de Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Dia Mundial da Limpeza terá ações às margens do rio Uberabinha

Evento com participação aberta a toda população também celebrará o Dia Mundial da Árvore

A consciência ambiental tomará conta de Uberlândia no próximo sábado (21) com a primeira edição em Uberlândia do Dia Mundial da Limpeza – World Cleanup Day (WCD). Coordenada pelo projeto Limpa Brasil, a atividade é realizada em mais de 150 países e 600 cidades brasileiras. O evento, apoiado pela Prefeitura de Uberlândia, marcará ainda a celebração do Dia Mundial da Árvore, comemorado no mesmo dia. Na oportunidade, diversas ações de limpeza estão marcadas para acontecer às margens do rio Uberabinha (confira abaixo).

A expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos é de que mais de mil pessoas estejam presentes na ação. O início está marcado para as 7h40, com concentração na Avenida Brigadeiro Sampaio, próximo ao número 240, no bairro Jaraguá. Diversas secretarias municipais estarão envolvidas no evento, que contará ainda com a participação de militares do Exército e voluntários da sociedade civil.

“Estaremos disponibilizando 25 caminhões e dez máquinas para esse dia tão importante para a cidade. Uberlândia tem se destacado na promoção de boas práticas relacionadas ao meio ambiente e não poderíamos ficar fora de um evento de nível internacional. O mais importante é o apoio da população, então, pedimos que as pessoas compareçam e nos ajudem neste dia, que ficará marcado na cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Junior.

Ações

Desde a última semana, a equipe de conscientização da Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tem ido aos bairros próximos ao rio Uberabinha convidando os moradores a participar da ação e colocar o lixo nas imediações para ser recolhido pelo mutirão. No dia da ação, após a abertura do evento (programada para acontecer às 7h40), os trabalhos terão início às 8h30.

Enquanto os voluntários, servidores e mais de 350 militares do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BiMec) realizam a limpeza nas margens dos rios, cerca de 200 agentes do Centro de Controle de Zoonozes passarão mais uma vez pelas casas da região pedindo à população que deixem na rua materiais velhos para serem coletados. Um grupo de caiaqueiros também fará a limpeza no curso do rio. Serão disponibilizados sacos e luvas para os participantes. Ao final do evento, haverá uma apresentação da banda do 36º BiMec.

Dia da Árvore

Outra motivação importante para o dia será a comemoração do Dia Mundial da Árvore. Para isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos doará mudas durante todo o evento. “Devido ao tempo seco, temos a responsabilidade de não realizar plantios agora. Já temos programado outras ações no período correto, assim que as chuvas começarem, como o plantio de aproximadamente 3 mil mudas no Parque do Pau Furado”, explicou João Junior.

World Cleanup Day

O movimento World Cleanup Day – Dia Mundial Limpeza começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Para este ano, a programação prevê o desenvolvimento de ações de limpeza durante 30 horas em todos os cantos do planeta.

x