Site Uberlândia Press

Notícias e Artigos de Uberlândia

Notícias de Uberlândia

Consumo de água segue elevado e nível do canal de captação diminui

Dmae alerta que é essencial o uso consciente do recurso hídrico por parte de todos

O consumo de água em Uberlândia seguiu elevado no último fim de semana, com quantidade superior a 265 litros por habitante/dia, levando em consideração os dados registrados na última sexta (6) e sábado (7). Devido a este fato, alguns bairros de Uberlândia tiveram períodos de falta de água e baixa pressão na rede de abastecimento. O nível do canal de captação no Sistema Sucupira também baixou de 3 para 2,73 metros. Na última semana, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já havia feito um alerta à população para fazer uso do recurso hídrico de forma racional, evitando o desabastecimento.

Diante do consumo elevado nestes dias, somado a temperaturas acima dos 35ºC, redução drástica na vazão dos mananciais e previsão de chuvas somente a partir da segunda quinzena de outubro, as equipes do Dmae têm trabalhado sem medir esforços para minimizar o desabastecimento para a população. O diretor-geral da autarquia, Paulo Sérgio Ferreira, destacou que o período é crítico devido à falta de chuva. “Cada cidadão de Uberlândia pode fazer a sua parte, adotando pequenos hábitos de economia de água. Contamos com a colaboração de todos para enfrentarmos com tranquilidade esses dias quentes e secos”, ressaltou.

Para manter o fornecimento, o Dmae tem utilizado as bombas elétricas para captar água e enviar às estações de tratamento, além de balancear o abastecimento entre os centros de reservação para atender todos os bairros. Além destas ações operacionais, a autarquia reforça a necessidade de todas as residências contarem com uma reserva para consumo mínimo diário, uma vez que a pressão é recuperada no período noturno. Com isso, as casas com caixa d’água sempre terão reservação suficiente para suprir as necessidades diárias dos moradores.

Contenção de Vazamentos

Para reduzir as perdas de água na rede, o diretor-geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, se reuniu com representantes dos assentamentos Irmã Dulce, Zaire Resende II, Maná, Fidel Castro, Santa Clara e Glória na sexta-feira (6). Na oportunidade, foi acordado que o Dmae irá nesses locais para corrigir os vazamentos da rede de água. “Não haverá cortes de água dos moradores, iremos tirar os vazamentos para não ocorrer redução de pressão na adutora e faltar água nos bairros mais altos, como na região do Morumbi”, destacou.

Reforço do sistema

O Sistema Capim Branco, previsto para entrar em operação em 2020, junto aos atuais sistemas existentes, está em ritmo avançado. A estrutura vai reforçar o abastecimento em Uberlândia e garantirá água para 1,5 milhões de pessoas.

Ações de economia de água

Limpar Calçadas:

É preferível varrer a sujeira em vez de usar mangueiras.

A economia desta ação é, em média, de 120 litros.

A alternativa é reutilizar a água da lavagem de roupas para limpar as calçadas.

Redução do tempo no banho:

A redução do tempo de banho de 20 para cinco minutos, economiza cerca de 90 litros de água

Torneira pingando:

Ao gotejar, a torneira desperdiça cerca de 46 litros de água por dia;

Em forma de filete de água, o desperdício chega a 750 litros por dia.

Verifique se há vazamentos na torneira de sua residência.

Descarga:

Uma descarga comum gasta de 7 a 10 litros.

Observe se a válvula da descarga está regulada e se não há vazamentos.

Consumo média/dia (m³) e consumo per capita (litros) no período de seca

x