Site Uberlândia Press

Notícias e Artigos de Uberlândia

Notícias de Minas

Uberaba integra comitiva do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias em reunião com Romeu Zema

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, foi representada nesta segunda-feira (02) em comitiva do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, que se reuniu com o governador Romeu Zema no Palácio Tiradentes para discutir estratégias de ação e governança de recursos hídricos no Estado. Zema esteve acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente, Germando Vieira, e da diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marília Melo.

Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente de Uberaba, Marco Tulio Prata, foram tratados assuntos como a estruturação administrativa dos comitês de bacias hidrográficas para uma gestão mais eficiente, além da liberação de recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHIDRO), para projetos de recuperação de mata ciliar e de saneamento. Na pauta também foi discutida a análise e procedimentos de outorgas de uso de recursos hídricos, entre outros assuntos.

“Uberaba está inserida em três unidades de gestão e planejamento hídrico (GD8, PN2 e PN3) e pode receber recursos do fundo para aplicação em projetos de conservação ambiental. Foi alinhado ainda que será montado um Grupo de Trabalho que se reunirá mensalmente com o Secretário Germano e com técnicos do IGAM para discutir as estratégias de gestão hídrica e de Bacias, e que trimestralmente os resultados serão levados ao Governador para decisões necessárias”, explica Prata.

O secretário de Meio Ambiente Marlus Salomão avalia que a articulação dos comitês é importante para somar forças na realização de ações importantes à preservação dos recursos hídricos. “A abertura do governador Romeu Zema é um passo fundamental para se estabelecer discussões necessárias à governança e pensamento estratégico. Vamos seguir participando do monitoramento trimestral de resultados, pois esta é uma iniciativa importante para buscar recursos e avanços”, ponderou o secretário.

x