Site Uberlândia Press

Notícias e Artigos de Uberlândia

Notícias de Minas

Cemig inspeciona instalações no Triângulo Mineiro com a ajuda de helicóptero

Trabalho visa reduzir interrupções de energia

A Cemig realiza inspeções aéreas preventivas nas principais linhas de distribuição de energia que atendem os clientes do Triângulo Mineiro. A operação, inicia em Uberaba nesta terça-feira, 10/9, e prossegue até a próxima quinta-feira, com o objetivo garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de energia elétrica aos clientes da região, reduzindo ocorrências no sistema.

Nesta etapa a Cemig vai inspecionar cerca de dois mil quilômetros de linhas de distribuição que operam na faixa de tensão entre 34,5 a 138 kV e envolvem as usinas de Igarapava, Volta Grande, Porto Colômbia, Emborcação, São Simão, Miranda e Cachoeira Dourada. De acordo com o engenheiro José Valteir de Araújo, da Cemig, essas linhas são responsáveis pelo transporte da energia elétrica em alta tensão e interligam as usinas a subestações geralmente localizadas próximas aos centros consumidores.

A operação envolve, ainda, as linhas que atendem às subestações da Cemig localizadas nos municípios de Uberaba, Perdizes, Frutal, Conceição das Alagoas, Pirajuba, Uberlândia, Araguari, Prata, Ituiutaba, Tupaciguara, Centralina, Araporã, Capinópolis, Campina Verde, Itapagipe, Iturama e Carneirinho. Além disso, as inspeções acontecem em linhas de distribuição que atendem clientes industriais de grande porte na região.

De acordo com José Valteir, as inspeções são feitas com a utilização de um helicóptero que percorre toda extensão das linhas de distribuição, desde as usinas até as subestações, utilizando o Gimbal, equipamento de última geração que fornece imagens termográficas em tempo real. “Os dados captados permitem visualizar as condições das linhas de distribuição e detectar possíveis pontos frágeis que, em seguida, recebem manutenções preventivas necessárias visando reduzir o risco de interrupções acidentais no fornecimento de energia”, explica o engenheiro.

Com o auxílio de um helicóptero, eletricistas inspecionam as linhas de distribuição de energia

x