Site Uberlândia Press

Notícias e Artigos de Uberlândia

Notícias de Minas

BDMG firma parceria com Fundo internacional para estruturar crédito para municípios de Minas

Instituições desenvolverão estudos conjuntos com objetivo de criarem oportunidades de financiamento para cidades mineiras

O BDMG e o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), organismo multilateral sediado na Bolívia, acabam de estabelecer um memorando de entendimento. A parceria foi formalizada pelos respectivos presidentes das instituições – Sergio Gusmão e Juan Notaro Fraga – na quinta-feira (8/8), durante o encerramento do I Foro de Prefeitos Fonplata: Projetando Municípios Sustentáveis, no Rio de Janeiro. O memorando de entendimento objetiva a realização de ações, estudos e análises conjuntas pelas duas instituições, visando a possível estruturação de uma linha de crédito para os municípios de Minas Gerais.

Segundo Gusmão, trata-se de uma oportunidade para atrair recursos de longo prazo aderentes ao desenvolvimento dos municípios. “Este é o início de uma parceria promissora para fortalecer o apoio aos municípios mineiros no financiamento a diversos projetos de saneamento, smart cities, infraestrutura, sustentabilidade, entre outros”, explica. Além do Brasil, o Fonplata atua na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai e já investiu mais de US$ 1,7 bilhão em financiamentos de projetos de pequeno e médio porte na região.

Estratégia

A parceria com o Fonplata integra a estratégia do BDMG de intensificar o contato com organismos de desenvolvimento internacionais com objetivo de obter parcerias para investimentos que estimulem e diversifiquem a economia de Minas Gerais.

Nesse sentido, o banco também assinou, no mês passado, um memorando de entendimento com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial. O objetivo é mapear oportunidades de financiamento em Minas Gerais e atrair parceiros para projetos públicos e privados no processo de diversificação das atividades econômicas do Estado. A formatação dos projetos deverá ser consolidada ainda neste semestre.

Assessoria

x