Mais 4,5 mil pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (2)


Imunização continuará nesta quinta (3) e sexta-feira (4); confira os grupos contemplados

A Prefeitura de Uberlândia continuou nesta quarta-feira (2) com a imunização contra a covid-19 com a primeira dose de grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e segunda dose de acamados que receberam a primeira dose no dia 12 de março. No total, 4.566 pessoas foram vacinadas hoje. A ação continuará nesta quinta (3) e sexta-feira (4) na Arena Sabiazinho e no UTC (entradas da Cipriano Del Fávero e Getúlio Vargas). Todos receberão SMS confirmando hora, dia e local.

 

Neste momento estão contempladas as pessoas com comorbidades acima de 40 anos, pessoas com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com Síndrome de Down, pacientes renais crônicos acima 18 anos e profissionais da força de segurança e salvamento. Há ainda a imunização de trabalhadores do transporte aéreo e serão contemplados idosos cadastrados recentemente ou aqueles cadastrados que completaram 60 anos.

 

O carregador Sebastião Vieira de Brito, de 53 anos, foi contemplado com a vacina nesta quarta-feira e destacou a organização do processo. “Fui tudo muito tranquilo e rápido, com todo o distanciamento necessário. É importante dizer sobre a esperança que esse momento gera para todos nós”, finalizou ele.

A Prefeitura de Uberlândia ressalta que pessoas com comorbidades prioritárias não atendidas pela rede municipal de saúde devem baixar o formulário padrão fornecido na página de cadastro da vacinação, no Portal da Prefeitura (clique aqui). O documento deve conter a Classificação Internacional de Doenças (CID), que comprova a comorbidade, assinatura e carimbo do médico responsável. O documento assinado pelo médico deverá ser, obrigatoriamente, anexado ao sistema no momento do agendamento virtual e precisará ser apresentado fisicamente no ato da vacinação. Qualquer outro documento não será aceito.

 

O munícipio reforça também que pessoas que optaram por preencher o campo “e-mail” no momento do cadastro também estão recebendo, por meio desse canal, a mensagem confirmando a data e local da imunização. O Município reitera que a confirmação também é feita por mensagem de texto no celular (SMS) e também pode ser conferida no Portal da Prefeitura. Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que receberam a confirmação do agendamento.

 

Cadastro e comprovação de pessoas com deficiência permanente

 

Para as pessoas com deficiência que recebem o BPC, haverá um cruzamento de dados entre as informações fornecidas na hora do cadastro com os dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. Para quem não está cadastrado no BPC, será necessário anexar o atestado médico de enquadramento no Grupo Prioritário de Pessoas com Deficiência Permanente, que será disponibilizado no Portal da Prefeitura no momento do cadastro.

 

O documento deverá ser preenchido pelo médico, indicando qual a deficiência permanente. Além de ser anexado na hora do cadastro, precisará, obrigatoriamente, ser apresentado fisicamente no ato da vacinação. Qualquer outro documento não será aceito.

 

A confirmação do agendamento também será feita por mensagem de texto no celular (SMS), por e-mail para aqueles que optaram por cadastrar no ato do agendamento e também pode ser conferida no Portal da Prefeitura. Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que receberam a confirmação do agendamento.

PMU