Prefeitura de Uberlândia bate recorde de imunização com mais de 6,3 mil doses aplicadas nesta quinta-feira (22)


Vacinação aconteceu em três locais simultâneos para idosos e profissionais de saúde

Os ginásios do UTC, a arena Sabiazinho e o drive-thru do Centro Administrativo amanheceram em ritmo de muito trabalho e esperança em mais um dia da vacinação contra a Covid-19. A aplicação da primeira dose ocorreu entre os idosos nascidos em 1958, enquanto idosos e profissionais da saúde imunizados em 30 de março receberam a segunda dose. Ao todo, foram aplicadas 6.386 doses do imunizante nesta quinta-feira (22), batendo recorde de pessoas vacinadas num único dia.

Aos 63 anos, o eletricista Geraldo Batista Lopes foi o primeiro a chegar na arena Sabiazinho, consciente de que a prevenção é a melhor aliada ao imunizante. “É uma segurança a mais, mas é lógico que tomaremos a vacina e continuaremos com as precauções de máscara, álcool em gel e distanciamento. É assim que venceremos essa doença”, destacou.

O aposentado Geraldo José de Oliveira também recebeu o imunizante em um dos 30 postos montados na arena Sabiazinho. “Essa vacina significa esperança para todos contra essa aflição, vem trazendo saúde. A estrutura do Sabiazinho está excelente, tenho nada a reclamar”, disse.

Nos ginásios do UTC, a esperança foi celebrada com a segunda dose da vacina em profissionais da saúde e idosos que receberam a primeira dose no dia 30 de março. A máscara até escondeu o sorriso, mas os olhos da aposentada Neusa Maria Fornaro da Silva, de 71 anos, transbordaram em emoção. “Eu esperei essa segunda dose com muita ansiedade. Mesmo que a gente pegue essa doença, não vai ser tão agressiva como se você não tivesse sido vacinada, então isso me emociona. A estrutura e o atendimento estão ótimos, Uberlândia está de parabéns”, ressaltou.

A enfermeira Juliana Santos Gomide também recebeu a segunda dose, e compartilha da avaliação positiva do trabalho das equipes do Programa de Imunização. “A estrutura está muito bem amparada, os profissionais são muito atenciosos nas explicações para nós e a Prefeitura está de parabéns. Esperamos que todos sejam vacinados logo”, disse.

Confira a programação dos próximos dias:

A última remessa recebida, com aproximadamente 20 mil doses, prevê a vacinação até o fim de semana. A aplicação da segunda dose segue na sexta-feira (23) para quem recebeu a dose inicial em 31 de março, no UTC e no drive-thru do Centro Administrativo. No sábado (24) e domingo (25), o UTC receberá para a segunda dose quem foi vacinado em 1º e 2 de abril.

As informações sobre o andamento da vacinação estão disponíveis no “Vacinômetro” – uma ferramenta criada pela Prefeitura de Uberlândia.  Por meio dela, qualquer cidadão pode acompanhar a quantidade de doses que o município recebeu e aplicou, a porcentagem de vacinação, fabricante, entre outros.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão “Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Em caso de dúvidas em relação ao local do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que direcionará as solicitações ao Programa de Imunização – setor responsável por marcar uma nova data.  O número é 0800-940-1480 (telefone fixo) ou 3256-3800 (ligação de celular).

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.

Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU