Prefeitura de Uberlândia inicia vacinação contra a Covid-19

Com um plano de vacinação já definido, a Prefeitura de Uberlândia iniciou a imunização contra a Covid-19, nesta terça-feira (19), poucas horas após as primeiras doses do imunizante chegarem à cidade. A solenidade para a aplicação da primeira dose foi realizada em, um dos ginásios do UTC, local definido para a aplicação das vacinas nesta primeira fase. Aos 55 anos de idade, a enfermeira Marceli Fernandes de Oliveira foi a primeira pessoa na cidade a ser imunizada contra a Covid-19.

Durante a solenidade, o prefeito Odelmo Leão destacou a importância do trabalho dos profissionais da saúde e como será o processo de vacinação com as 6.900 doses enviadas para a cidade pelo Governo Estadual.

“A minha vontade era vacinar boa parte da população, por isso fiz um pedido de 400 mil doses no ano passado. Como não foi possível receber esta quantidade, vamos priorizar os profissionais de saúde que estão na linha de frente e os idosos mais frágeis que estão acamados e nas ILPIs. Espero que mais doses cheguem o quanto antes para continuarmos nossa vacinação”, ressaltou.

A estrutura para a vacinação foi montada no Ginásio do UTC, local de fácil acesso e com toda a segurança necessária. São 30 postos de vacinação, que atenderão uma média de quatro pessoas por hora. Ao todo, 45 profissionais da Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), estarão no local realizando a vacinação e ordenação do fluxo.  

Primeira vacina


Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
A enfermeira Marceli Fernandes de Oliveira, de 55 anos, foi a profissional escolhida para receber a primeira dose da vacina na cidade. Técnica de enfermagem há 30 anos, e graduada há 15  como enfermeira, ela trabalha desde o início da pandemia na linha de frente dos atendimentos na unidade do Centro do Hospital Municipal.

 A escolha da enfermeira pela Prefeitura de Uberlândia foi motivada pela carreira profissional e exemplo que Marceli é para todos da categoria, já que começou a vida profissional com curso técnico e depois se aprimorou com a graduação de curso superior, mostrando iniciativa, perseverança e alguém que está em constante aprimoramento. Além disso, a enfermeira foi um dos profissionais que se candidatou para trabalhar no unidade destinada ao atendimento da Covid.

Para Marceli, ser a primeira pessoa vacinada é o início de um momento esperado por todo mundo. “Após a minha formatura, o dia mais importante da minha vida foi hoje. Estar aqui, representando os profissionais da saúde me deixa muito feliz, me sinto importante. Aproveito este momento também para agradecer a oportunidade e dizer a todos para aguardarem porque é só o começo da vacinação, que tanto esperamos”.

Após a vacinação da Marceli, o prefeito Odelmo Leão determinou a vacinação de todos os profissionais que estarão atuando na vacinação do ginásio do UTC. Dos que fizeram cadastro no Portal da Prefeitura, foram agendados 360 profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 para o primeiro dia da vacinação.

Até que o Governo Estadual envie novas remessas do imunizante, neste primeiro momento a Secretaria Municipal de Saúde seguirá com o que foi proposto pelo Plano de Vacinação Contra a Covid-19. Serão vacinados: 1.193 médicos de UTI, 2.087 enfermeiros de pronto-socorro, 2.544 idosos acamados e cerca de 1.000 profissionais e idosos das Instituições de Longa Permanência (ILPIs), totalizando as 6.900 doses enviadas para Uberlândia neste momento.

“Como falamos na divulgação do Plano, dependíamos da quantidade de doses enviadas para determinar as primeiras pessoas. Com o envio de seis mil, vamos priorizar quem está na linha de frente no dia a dia, como médicos de UTI e pronto atendimento, e os idosos mais frágeis. Posteriormente, com a chegada de mais doses, daremos sequência aos demais grupos”, detalhou o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha.  

Chegada da vacina


Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
As doses da vacina Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, chegaram em Uberlândia por volta de 9h50 desta terça-feira (19). O desembarque no Aeroporto de Uberlândia Ten.Cel. Aviador César Bombonato foi acompanhado pela Polícia Militar, representantes do Governo do Estado de Minas Gerais e da Superintendência Regional de Saúde em Uberlândia.

O embarque dos imunizantes contra a Covid-19 em Minas Gerais ocorreu em Belo Horizonte e seguiu com pousos em Januária, Unaí e Ituiutaba até chegar em Uberlândia em uma aeronave KingAir 300 da Polícia Militar de Minas Gerais.

Cadastro para vacinação

Toda a vacinação dos profissionais da saúde acontecerá por meio de agendamento. Quem fez o cadastro no Portal da Prefeitura receberá por meio de SMS o dia e a hora para comparecer Ginásio do UTC. Para fazer o cadastro, é necessário acessar o Portal da Prefeitura e preencher os dados pessoais, endereço e telefone.

O modelo adotado pelo município segue o proposto pelo Ministério da Saúde, que contempla quatro fases de vacinação. Após a vacinação deste grupo da primeira fase, será aberto o cadastro para as outras etapas que são:


– Fase 2: pessoas de 60 a 74 anos

– Fase 3: Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade

– Fase 4: Profissionais da Educação, pessoas deficiência severa, primeiros socorristas, funcionários de sistemas prisionais, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de cargas, população privada de liberdade.         

Todo o cadastro deve ser feito no Portal da Prefeitura, no campo “Enfrentamento ao Coronavírus”.

Fonte e Imagem: PMU