Policiais penais apreendem drogas e celulares no Presídio de Ituiutaba I


Ocorrência foi registrada na madrugada desta terça-feira

Policiais penais do Presídio de Ituiutaba I, no Triângulo Mineiro, apreenderam celulares e drogas em uma das celas da unidade, na madrugada desta terça-feira (26/1). O material foi encontrado depois de um policial penal que estava na muralha avistar um indivíduo, na parte externa do presídio, tentando inserir os ilícitos pelo muro. Ao perceber que havia sido descoberto, o indivíduo fugiu do local.

Ainda na madrugada, os policiais penais realizaram uma revista na cela que receberia o material e encontraram diversos objetos ilícitos escondidos no meio dos colchões, em buracos no chão e nas paredes. Foram apreendidos cinco telefones celulares, cinco porções de substância análoga à cocaína (aproximadamente 367 gramas), três porções de substância semelhante à maconha (aproximadamente 699 gramas), dois chips, dois carregadores de celular e um fone de ouvido.

Na manhã seguinte, outra revista foi feita na mesma cela e mais materiais foram encontrados, incluindo nove embalagens com papel para enrolar cigarros, dois telefones celulares, duas porções e um tablete de substância análoga à maconha (aproximadamente 196,2 gramas), uma bateria de celular, um carregador de celular, um fone de ouvido, um ferro vergalhão e um invólucro de substância análoga à cocaína (aproximadamente 160,7 gramas).

A direção do Presídio de Ituiutaba I confeccionou o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e todo o material apreendido foi encaminhado para a Polícia Civil, que ficará responsável pelas investigações criminais sobre o ocorrido.

A direção da unidade prisional instaurou um procedimento administrativo para fins de apuração. Nenhum preso assumiu a posse dos materiais. Todos os detentos da cela serão submetidos ao conselho disciplinar da unidade e poderão sofrer sanções disciplinares.

Outras apreensões 

Outras duas unidades das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba também registraram apreensões de ilícitos nos últimos dias. Em ambos os casos, os policiais penais encontraram materiais proibidos dentro das marmitas que iam ser entregues aos presos no sábado (23/1). 

No Presídio de Iturama I, policiais penais realizaram o flagrante da tentativa de entrada de marmitas com ilícitos por parte de profissionais que trabalham na empresa fornecedora de alimentos para a unidade prisional. Os profissionais identificaram cinco aparelhos celulares, cinco carregadores e um invólucro, de substância análoga à maconha, com peso de cerca de 200 gramas dentro das embalagens das refeições. Também foram encontrados, no carro em que os alimentos eram levados, uma bateria de celular. 

Ocorrência similar foi registrada no Presídio de Monte Carmelo I, onde policiais penais impediram a entrada de drogas e celulares escondidos em marmitas destinadas aos presos da unidade. Os ilícitos foram descobertos durante vistoria dos itens.

Os funcionários envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados para as Delegacias de Polícia Civil dos respectivos municípios.

Por: Segov/Crédito das fotos: Divulgação Sejusp